12 nov

Made in Bahia 2012 homenageia os 70 anos de Gil e Caetano

 

 

Com 22 anos de sucesso e consolidada como o mais importante evento de pronta entrega de moda do país, a Made in Bahia chega à sua 22ª edição revisitando o Tropicalismo em homenagem aos 70 anos de Gilberto Gil e Caetano Veloso – principais ícones desse movimento cultural brasileiro, que trouxe interferência na moda, no comportamento das pessoas e nas artes gráficas. Além de 190 estandes de confecções e acessórios com os lançamentos  para o alto verão 2012/2013, a Made in Bahia trará desfiles diários, com apresentações de looks criados por renomados estilistas. Paralelo à feira, acontecerá também o 13º Salão Presentes com opções de mimos originais para o Natal. O evento acontecerá de 04 a 09 de dezembro, no Pavilhão de Feiras da Bahia – Centro de Convenções. O funcionamento será das 15h às 22h (de 04 a 08/12) e das 14h às 21h (09/12), com ingressos a R$ 6,00.

Os desfiles diários acontecerão sempre às 19h, em um espaço montado ao lado da Praça de Alimentação. Apenas no domingo o desfile começará às 18 h. A cenografia da passarela será do designer Fagner Bispo, dentro do tema Tropicalismo. Na abertura da Made in Bahia, dia 04, haverá o desfile exclusivo com o tema “Tropicalismo – Gil e Caetano 70 anos, sempre na moda”, com apresentação de looks temáticos produzidos pelos estilistas Adenilse Romana, Madá Negrif, Di Paula, Fagner Bispo, Joel Souza, Levite Bahia, Livia Queiroz, Danilo Ramos, Luciana Souza, Gloria Lima, Leo Dantas, Luciene Leal, Nea Santana, Silla Filgueira, Eunice Costa e Rômulo Salomão.

No dia 05 dezembro, haverá um desfile de minicoleções dos estilistas Silla Filgueira, Luciene Leal e Madá Negrif. No dia 06, a Universidade Jorge Amado (Unijorge) apresentará o desfile “Boemia: Mundo Amado”, com coleções de cinco marcas baianas concebidas por alunos do curso de moda. Já no dia 07, será a vez das blogueiras e blogueiros de Salvador mostrarem na passarela a sua criatividade na elaboração de looks garimpados com produtos da Made in Bahia. No dia 08, Levite Bahia subirá ao palco com o seu desfile solo “África”, trazendo muitas novidades em moda criativa para o público presente. E para fechar a feira, no dia 09, o Projeto Axé Design, com produção de Luciana Galeão, apresentará transformações de uniformes de operários em peças fashion que serão desfiladas pelas aprendizes de modelo da Escola Parque, do Curso “Park Models” – trabalho que vem sendo desenvolvido por Claudio Rebelo com jovens de baixa renda da Caixa D’Água.

Salão de Presentes

O Salão de Presentes da Made in Bahia 2012 trará uma novidade. Além dos estandes com opções de presentes diferenciados e de baixo custo, na entrada do Salão quatro grandes mesas serão decoradas originalmente. Sob a coordenação da arquiteta Celeste Leão, uma mesa será ornamentada pelo Atelier Bombom com os seus lindos e deliciosos doces e cupcakes. Isabela Curvelo vai decorar uma segunda mesa com os seus doces modelados e bolos temáticos. Objetos natalinos vão decorar a terceira mesa pela Container Home e, na quarta e última mesa, ficarão os doces produzidos sem glúten e sem leite da nutricionista Raquel Medeiros – que faz uma “culinária natural” e é pioneira neste tipo de doceria na Bahia. Os Souplats Criativos de Sônia Seabra, junto com os tecidos da loja Donatelli, farão uma composição perfeita para dar o toque glamoroso à entrada do Salão de Presentes. Os móveis serão fornecidos pela Casa Nando’s.

Todos os produtos poderão ser comprados ou consumidos na hora ou também encomendados.

Praça de Convivência

A praça de convivência de 40 metros quadrados, localizada no coração da Made in Bahia, funcionará como um oásis dentro do evento de moda onde as pessoas interagem, descansam e recarregam as energias. Por conta do tema em homenagem ao Tropicalismo, a Praça será colorida, vibrante e luminosa. Será decorada com lindas esculturas da artista vanguardista e ceramista Dulce Cardoso – que cria com a argila formas refinadas e belas – e com o Mobiliário da Casa Nando’s – loja multimarca que trabalha peças de grandes designers brasileiros – que darão o toque de charme e o conforto necessário para os frequentadores. O paisagismo formará o “pulmão verde” dentro do espaço comercial com coqueiros e bananeiras que darão a conotação tropical. A arquiteta Celeste Leão, com vasta experiência em feiras e mostras nacionais e internacionais e graduada em arquitetura com enfoque em urbanismo, assina mais uma vez este projeto.

Perfil Econômico

A feira trará 230 estandes – 190 da Made in Bahia, 30 do Salão de Presentes e 10 de alimentação -, distribuídos em uma área de 10 mil metros quadrados, trazendo para o mercado produtos de qualidade e com preços acessíveis. Estima-se que cerca de 50 mil pessoas circulem nos seis dias de evento – que é promovido, desde a primeira edição, pela produtora Vera Pontes. Além da Bahia – que representa 20% dos expositores -, revendedores de oito estados brasileiros irão comercializar cerca de 300 mil peças, desde calçados e acessórios a roupas. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Recife e Sergipe. Mais de 2 mil pessoas trabalharão direta e indiretamente entre vendedores, montadores, seguranças, estilistas, programadores visuais, publicitários, recepcionistas, modelos, técnicos em sonorização e iluminação, agentes de limpeza, garçons, carregadores, tapeceiros e eletricistas.

 

 

            RESUMO DA PROGRAMAÇÃO
04/12, às 19h – Desfiles: Tropicalismo – Gil e Caetano 70 anos sempre na Moda – Estilistas baianos
05/12, às 19h – Desfiles: Minicoleções dos estilistas Silla Filgueira, Luciene Leal e Madá Negrif
06/12, às 19h – Desfile: Boemia: Mundo Amado – Estudantes do curso de moda da Unijorge
07/12, às 19h – Desfile: Blog’s de Moda
08/12, às 19h – Desfile: África – Levite Bahia
09/12, às 18h – Desfile: Projeto Axé Design – Produção de Luciana Galeão

 

Não deixe de ir, vale super à pena conhecer novos talentos da Moda de nosso estado.