15 jun

Festa de São João com alimentação saudável

Blog da Lilia

 

 

São João tem que ter boa música, uma fogueira e comida típica, muito milho, canjica, pamonha , bolo de milho, tudo engordativo em gente?? Só que quando consumidas em excesso, acarretam certos problemas de saúde, como aumento do colesterol ruim, da glicose e da pressão arterial.

 

“A maioria desses alimentos apresenta alto teor de calorias e gorduras, o que não faz bem à saúde. E geralmente têm mais sódio do que o recomendado, margarina, açúcar, coco ou leite condensado”, alerta a nutricionista da Interne Soluções em Saúde, Anna Caroline Torres. Ela frisa que, enquanto alguns alimentos como a canjica, pamonha e cocada podem levar a problemas de saúde, se consumidos em excesso, outros produtos típicos das festas juninas favorecem o bom funcionamento do organismo.

 

Blog da Lilia

“O milho cozido é considerado a opção mais saudável desta temporada. Além do alto teor de fibras, ferro, potássio e vitaminas A e C, ele apresenta apenas 100 calorias por 100 gramas do alimento”, diz Anna Caroline. Ela ressalta, no entanto, que acrescentar manteiga e sal ao ingrediente pode torná-lo pouco saudável.

 

“A pipoca também é rica em fibras e polifenóis, que ajudam a eliminar os radicais livres do organismo. A pipoca ainda proporciona saciedade. O melhor preparo é estourar as pipocas na panela com pouco óleo e evitar as de microondas, pois possuem muitos condimentos, gordura vegetal e sódio”, ensina a nutricionista.

 

A culinária junina é muito apetitosa

A culinária junina é muito apetitosa

 

 Confira abaixo outras dicas no consumo dos quitutes juninos:

 

– Cocada tem coco, açúcar, água e leite condensado. O problema está na grande quantidade de açúcar presente na iguaria. Deve-se ter cuidado com a quantidade ingerida.

 

– Os apaixonados pela canjica podem aproveitar o beneficio do milho, mas devem ficar atentos à quantidade calórica e ao teor de gordura.

 

– O pé-de-moleque, a paçoca e os derivados do amendoim, apesar de atrativos e adocicados, contêm grandes quantidades de caloria e gorduras. Devem ser consumidos moderadamente.

 

– Pamonha e bolo de milho também são ricos em calorias. Consumir com moderação.

 

– Substituir o leite integral pelo desnatado e a farinha branca pela integral; usar o adoçante no lugar do açúcar refinado; acrescentar linhaça, aveia e canela em pó nas preparações doces são algumas dicas que ajudam a tornar as delícias juninas saborosas e saudáveis.

 

Não é para deixar de comer essas delícias da culinária junina, mas nada de excessos , sempre com moderação!! E VIVA SÃO JOÃO!!!