06 jan

Cuidados com a pele antes e depois da exposição ao sol – Dr. Alberto Cordeiro

 

 

O dermatologista Dr. Alberto Cordeiro dá dicas de como prevenir manchas e até doenças causadas pela exposição solar.

O verão chegou e muitas pessoas viajam para a praia, campo ou aproveitam o sol na piscina. Não importa o lugar, o importante é preparar e cuidar da pele antes e depois da exposição solar.

O Dr. Alberto Cordeiro, dermatologista, diz que o uso do protetor solar não é o suficiente, outras precauções devem ser tomadas. A pele exposta ao sol sem cuidado algum pode deixar a pele vermelha, apresentar queimaduras (inclusive com formação bolhas), ardor e coceira (prurido). Além disso, a exposição contínua favorece o surgimento do câncer de pele e pode desencadear doenças autoimunes como o Lúpus Cutâneo.

Por isso, antes da exposição ao sol, a pele precisa ser limpa com sabonete neutro e então hidratada. Deve-se optar por produtos/cremes não oleosos e não- comedogênicos (que não formam cravos com facilidade). Depois da hidratação, o uso do protetor solar é imprescindível.

Deve-se passar uma camada generosa do produto, principalmente se a exposição for prolongada. Porém mais importante que isso é a reaplicação. Em praia ou piscina: de 2 em 2 horas ou sempre após se molhar. Após a exposição solar, é interessante o uso de produtos que contenham substâncias calmantes como aloe vera e camomila. Durante o banho com sabonete neutro, o preferível é usar água fria. E claro, beber bastante líquido, seja água, sucos naturais, chás, água de coco etc.

“O sol antes das 9 horas da manhã ou depois das 17 horas tem uma quantidade menor de radiação ultravioleta, sendo assim menos prejudicial. A exposição de 10 a 15 minutos durante esses períodos é tolerável. Com o uso do protetor solar, este tempo pode ser prolongado para até 30 minutos.”, informa Dr. Alberto Cordeiro, dermatologista.

Outra dica do dermatologista é ficar longe das frutas cítricas, muito usadas em sucos, drinks e saladas, pois podem manchar a pele. “Limão, laranja, tangerina, quando entram em contato com a pele e expostas ao sol, mancham. Caso aconteça, lembre-se de lavar o local imediatamente”.

Após seguir estas dicas, todos podem aproveitar o verão sem preocupação com a pele!

Dr. Alberto Pinto Cordeiro

CRM 23646 – BA

Dr. Alberto Cordeiro é especialista em Dermatologia pela Universidade de São Paulo – USP/Ribeirão Preto, fez residência na Clínica Médica da Universidade de São Paulo e pós- graduação de Dermatologia Estética e Cosmiátrica, na Faculdade de Medicina do ABC Paulista.

Atualmente é titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Possui duas clínicas próprias localizadas em Feira de Santana, Bahia e em Santo André, no estado de São Paulo.

Endereços da clínica:

Avenida Sampaio, 523, Feira de Santana – BA

Telefone: 75 3623 3032