02 jul

Coquetel marca aniversário de Zélia Gattai

Blog da Lilia

 

Doc-Expõe, nova empresa gestora da Casa do Rio Vermelho, irá realizar um Coquetel no próximo dia 02 de julho, na Casa do Rio Vermelho, em homenagem ao aniversário da escritora Zélia Gattai, que completaria 99 anos.

O evento, exclusivo para convidados, contará com uma lista seleta de personalidades, políticos, imprensa, amigos e familiares, dentre eles Maria João e Jonga Amado, netos do casal. Algumas autoridades já confirmaram presença como Érico Mendonça, Secretário de Turismo de Salvador; João Carlos Oliveira , diretor do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia) e Demétrio Lisboa, presidente da Mansão do Caminho. O buffet será assinado pelo Giramundo Cerimonial.

A comemoração marca também o início da Doc-Expõe na gestão do Memorial “Casa Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai”, localizado no bairro do Rio Vermelho, casarão onde o casal Amado morou durante 37 anos.

A relação da Doc-Expõe com a família Amado é de longas datas. A história começou em 2003, ano que a empresa, dirigida pela museóloga Ângela Petitinga, realizou o primeiro inventário do acervo do escritor, quando Zélia Gattai ainda era viva. O trabalho não parou por aí.

No ano passado, Doc-Expõe assinou a curadoria da Exposição “Casa do Rio Vermelho”, no Shopping da Bahia. Além disso, participou também da montagem do Memorial – inaugurado em novembro de 2014.

Sobre a Doc-Expõe

Empresa baiana pioneira no Norte e Nordeste na prestação de serviços nas áreas de Documentação Empresarial; Museologia; Expografia e Projetos Culturais. Dentro de sua expertise, tem concebido e executado projetos para Museus, Memoriais, Centros de Cultura, através de exposições de curta e longa duração para Empresas Públicas e Privadas.

Fundada em maio de 1996, para gerir o Inventário de Bens Móveis e Integrados do Estado da Bahia com o Patrocínio da Fundação Vitae e coordenação do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e para mapear os acervos históricos dos bens móveis da Bahia, trabalho realizado até o ano de 2004.